Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mãedocoraçãosoueu

mãedocoraçãosoueu

CONHECEM A MAFALDA, NÃO É CEGA MAS É FELIZ !!!!!!!!!!!!!!

Ao princípio, é o sorriso. Aquele sorriso rasgado que faz quebrar qualquer tipo de gelo à primeira vista. Mafalda usa-o como o seu cartão-de-visita. E depois, sim, vem o verbo. Quando fala, Mafalda Ribeiro é gigante. Maior do que os seus 97 centímetros, maior do que a sua cadeira de rodas, maior do que as dores permanentes que ficaram das mais de 90 vezes em que partiu ossos, maior do que a sala onde está e maior do que o tempo. Ouvi-la tem, na maioria das pessoas, o impacto de uma volta a alta velocidade numa montanha russa. Passamos da gargalhada às lágrimas, pasmamos, ficamos chocados, divertidos e admirados. Psicanalisamo-nos. No fim da “viagem”, termina-se, isso é certo, com uma enorme admiração por esta mulher de 32 anos que vive com osteogénese imperfeita, uma condição congénita rara, mais conhecida como a doença dos ossos de vidro, que a impossibilitou desde sempre de andar. Sentimo-nos, curiosamente, pequeninos, pequeninos ao pé desta mulher com força super-concentrada em 23 quilos.

Já me tinha cruzado com a Mafalda antes, e entrevistei-a agora para a edição desta semana da VISÃO. Escolhemo-la, à beira de um novo ano, porque coragem e determinação são os seus nomes do meio. Licenciada em jornalismo, trabalhou oito anos numa empresa, de cujos quadros se demitiu há dois para trabalhar por contra própria como autora e oradora motivacional. Convidada frequentemente para palestras (já fez dois Ted Talks e é colunista da Bolsa de Especialistas da VISÃO online) e envolvida em inúmeros projetos, tem uma agenda social intensa e uma lista de contactos que vale ouro - conhece meio mundo e metade do outro, trata por tu dezenas de figuras públicas.

Divertida, contestatária, lutadora, resistente, não aceita um não como resposta e usa o humor como arma contra a adversidade. Aceitar, aprender e somar – mesmo com as coisas más que lhe acontecem –, e seguir em frente são os seus motes. Está-se nas tintas para as nomenclaturas (refere-se, por exemplo, sempre a si própria como “Def”), não quer saber de convenções (detesta o tom complacente de quem trata os portadores de deficiência “como heróis ou coitadinhos”), é crítica e contra-corrente (“Não são os outros, temos de ser nós deficientes. Se queremos ser incluídos, temos de nos fazer incluir e incluir também”). É irreverente e vaidosa como muitas mulheres (coleciona sapatos embora nunca tenha andado pelo seu próprio pé). Obrigada é a palavra favorita do seu dicionário.

Ao contrário do que se poderia esperar, esta não é uma conversa sobre deficiência e inclusão. É uma conversa muito politicamente incorreta sobre uma forma sabedora de estar na vida, sobre aceitação, sobre superação. Sobre otimismo e energia positiva, sobre a tão banalizada palavra da resiliência, usada ao desbarato e atribuída a quem tem de ultrapassar as mais pequeninas adversidades da vida. Se existisse uma pós-graduação em resiliência, Mafalda seria a melhor das professoras catedráticas. Ela é a prova de como é possível transformar fraquezas em forças, e de como, com a atitude certa, se consegue sempre dar a volta por cima. Um exemplo de vida, não apenas para os que são portadores de deficiência, mas para todos.

Terminámos esta nossa conversa com uma foto para posteridade: entrevistada e entrevistadora abraçadas, uma ao colo da outra, embaladas por uma gargalhada geral. Muito pouco convencional, é certo, mas nada nela é comum. Obrigada Mafalda! Bem sei que não gostas da conversa dos heróis, mas entraste definitivamente na minha “shortlist”.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paula Rocha 11.02.2018

    Sem dúvida, faz-nos repensar em muita coisa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub