O 5º ANO OS APOIOS E A MALDITA CADERNETA
Interrompemos por uns dia a história da Diana no 5º ano, mas agora vamos continuar.
Neste ano ainda tinhamos, eu não a pequenita, consultas de desenvolvimento,mas a Diana não estava medicada,tinhamos que deixar terminar o 1º periodo para eu dar um feedback à médica.
Entretanto começa o ensino especial, a pequenita não reagiu bem a estes apoios, pois infelizmento os miúdos embora tão novinhos são muito crueis, e por esse motivo chamavam-lhe deficiente, pois associam o ensino especial a crianças deficientes, perante isto a Diana não colaborava com os professores de apoio, Matemática, Português e claro está o Ensino Especial.
Todos os dias vinha um recado na caderneta, aliás como já tinha dito, eu ia buscá-la e íamos a pé para casa e durante o trajeto ela sempre aos saltos e a brincar dizia:
- Mãe tenho um recado na caderneta
- Bom ou mau?
-Maix ou menos
Comecei a stressar, mas tentei controlar-me
Quando chegamos a casa a primeira coisa que fiz foi pedir-lhe a caderneta e li o recado,era da diretora de turma a dizer que toda a escola procurou a pequenita antes da de uma aula de apoio e esta estava na biblioteca escondida atrás de um livro a a fazer de conta que lia, não sei se havia de rir ou chorar, pedi desculpa pelo sucedido e dei-lhe uma daquelas "descascas" e fui peremtória, aquilo não voltaria a acontecer, e não aconteceu.
Passaram umas semanas e mais uma vez:
-Mãe tenho um recado na caderneta
-Bom ou mau?
- Este é mau
Mais um stress, controla-te Paula
Li o recado e desta vez era da professora de apoio de Português a Diana não colaborava e segunda a mesma iria ser muito difícil ajudá-la, ela dizia que sabia tudo não precisava de ajuda.
Desta vez não pedi desculpa escrevi o seguinte:
Professora, na próxima aula de apoio se não se importar estarei presente, se a Diana já sabe tudo, será ela a dar-nos a aula,por acaso eu preciso de aprender Português, já estou um bocadinho enferrujada.
A miuda leu o recado:
- Mãe tiveste coragem de escrever isto?
- Sim tive e quero ver a caderneta assinada pela professora.
A caderneta veio assinada e passados uns dias:
- Mãe tenho um recado na caderneta
-Bom ou mau?
-Desta vez é bom
A professora de apoio de Português congratulou a Diana pois ela estava a colaborar e tudo iria correr bem.
Depois da tempestade vem a bonança, e foi bom ter em conta que a caderneta não servia apenas para fazer queixa mas também para elogiar e isso foi muito bom para a Diana, e é bom para todas as crianças.
MALDITA E ABENÇOADA CADERNETA