Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

maedocoracaosoueu

Sex | 04.05.18

O QUE EU GOSTAVA DE DIZER À MINHA FILHA COM 18 ANOS MAS VAI FAZER 16 ANOS E ESTÁ NA HORA!!!!!!!

Ontem olhei para ti e não pude deixar de sentir um pouco de inveja da tua energia,da tua irreverência.

E como eu sei bem como nós somos aos 16 anos, aqui estão algumas coisas que eu gostaria de dizer te e que mais tarde espero que leias.

As pessoas ao longo dos anos, vão perdendo a poesia da vida, o sonhar leve, o rir alto, o rir de si mesmo. Permite-me lembrar-te isto quando falares com alguém mais velho, isso ainda está intrinseco neles, mas não é esse o caminho.

Tu podes ter a sensação que elas não gostam de ti, mas na verdade, elas não gostam de olhar para ti  e lembrar-se  que já foram assim. Paciência, é a vida. Tem cuidado para que isso não aconteça quando tu tiveres 30 anos. Parece mau, mas acontece.

Não deixes que te digam o que fazer ou não fazer. Essa é uma das coisas mais chatas que as pessoas fazem umas com as outras. Faz o que quiseres mas tudo dentro da lei, das normas, não vás por outros caminhos, não é por aí.

Escolhe bons amigos, de verdade. Pois vais precisar deles aos 19, aos 25 e aos 40. São eles qu te vão lembrar quem tu és realmente e vai ser bom para ti. E não, uma lista de amigos no Facebook que não significa nada, mas acho que isso tu sabes bem melhor do que eu.

Não valorizes tanto os amores que vives agora. Irás conhecer homens incrivelmente decepcionantes, mas que te irão ensinar muito sobre a vida. Acredita em mim, é uma oportunidade maravilhosa de crescimento. E de sofrimento também. Aqui vai mais uma dica, a maioria das músicas foi feita para superar um desgosto, escolhe-as com sabedoria.

Só quem sabe de ti és tu. Na hora que sentires que vai dar mal, acredita, vai dar. Foje, sai da situação o quanto antes. 

As pessoas do trabalho, são só pessoas a tentar  fazer o melhor. Às vezes o melhor delas parece o pior pra ti. Mas elas são cruéis e irão sê-lo contigo, mas de uma coisa podes estar certa, são bem piores com elas mesmas. Tem calma!

Diz não! Sabes essa palavrinha mágica? Não! Não para pessoas que não acrescentam nada à tua vida, não para caras más, não às coisas erradas, não às coisas que tu não precisas. Uma das melhores coisas na vida é ser dona do próprio nariz e a gente só aprende isso quando começa a falar não.

Isso só me aconteceu agora.Bem não agora, confesso.

A tua família é muito importante! Tu nem sabes o quanto! E juro que muitas vezes a partir de agora irás reparar que estás a repetir as mesmas coisas que tua mãe,a tua avó falavam. Tu vais-te rir quando perceberes que está tão parecida com elas, até porque aquelas coisas pareciam tão ilógicas, não é? Pois é..

Irás sofrer, machucar,chatear. Acontece, é a vida. Mas com as maiores alegrias que tu tens e irás ter, vai passar. Tudo vai passar. Quando, não sei,demora um bocadinho, mas passam, ou melhoram.

É um momento muito bom ter 16 anos.

Pede ajuda sempre! Tu não és, nem de longe tão esperta como imagina que és. Sério! E nunca tenhas vontade de esmurrar teu  passado, porque ele mora em ti, faltam dois anos para teres autonomia suficiente e ires atrás dele.

Arrepende-te sempre! Sim! E tenta reparar os danos. Pois nós estamos sempre dos dois lados. Ora como heroínas,ora como vitimas, reconhecer isso é meio caminho andado para reparar as asneiras que vais fazer. Sabes aquele ditado o mundo dá muitas  voltas? É pura verdade.

Por último, vive! Pois é vivendo que tu irás aprender todas estas coisas! Eu sei  que tudo tem que ser agora, mas calma vive devagarinho e saboreia cada momento.

 Ontem, quando me contavas montes de coisas, e vi um brilho no teu olhar, e lembrei-me como era com a tua idade.

Que saudades

Se tu leres isto,  vais pensar que sou petulante.

Mas cá pra nós, é muito bom saber que alguém se importa, não é?

Tudo isto que te estou a dizer não me disseram a mim, mas os tempos eram outros e agora todo o cuidado é pouco, contudo sempre ouvi os conselhos da tua avó, e sempre os temi, e sempre os respeitei.

Também tive os meus desvios, mas depois entrei pelo caminho certo, faz parte.

Tu és dona do teu futuro a mim cabe-me apenas guiar-te assim como a tua avó o fez, guiou-me, mas fui eu quem decidiu o caminho a percorrer.




4 comentários

Comentar post