Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mãedocoraçãosoueu

mãedocoraçãosoueu

PARA AMAR É NECESSÁRIO SABEDORIA!!!!!!!!!!!!

 

Quem não conhece duas pessoas que se amam muito mas no entanto não conseguem manter-se juntas?

Eu conheço várias.

Conheço também casais que não estão apaixonados, mas que vivem com tranquilidade e leveza.

Neste caso, os envolvidos decidiram priorizar o que existe de interessante na relação como, por exemplo, filhos,carinho,respeito,empatia,altruismo e outras coisas mais.

Aquela paixão ardente, muito desejada por qualquer ser humano, nunca entrou no pacote, contudo, esse ‘desfalque’ é compensado com outros pontos positivos que o relacionamento proporciona.

É comum principalmente, por parte das pessoas intensas, a ideia de que um vínculo só vale a pena se houver paixão, pelo menos na fase inicial, já que existe a consciência de que ela vai abrandando com a convivência.

A paixão, esse sentimento que nos deixa com o coração a sair pela boca, é, de facto, viciante e causa-nos, muitas vezes, uma sensação de ressurreição.

Acredito que já saibam, mas não custa refrescar a memória, de nada adianta uma paixão efervescente entre duas pessoas se elas não têm maturidade para se relacionar.

Existe coisa pior do que aqueles relacionamentos do tipo trapézio?

O casal passa uma semana bem, depois fica 10 dias emburrado, em crise, faz as pazes, depois de 3 dias, desentendem-se de novo.

Não há amor que resista a este tipo de formato não concordam?

Há casos em que não é possível programar uma viagem porque há o risco de, na data, o casal estar virado do avesso.

Essa alternância de fases acaba por gerar um profundo desgaste emocional e não demora muito e começam a  aparecerer os prejuízos na relação.

Chegará a hora em que os parceiros vão começar a olhar para esse vínculo com outros olhos, um vai olhar para o outro como fonte de stress.

Os sentimentos de frustração, angústia e mágoa passarão a fazer parte daquela atmosfera e, inevitavelmente, ambos ou um deles vai desejar viver a paz que aquela relação não oferece.

Pois é, mesmo existindo uma química violenta, mesmo que fiquem de pernas bambas quando se beijam, ainda que haja uma admiração recíproca, mesmo com todo o encantamento que uma paixão proporciona, não se iludam, todo relacionamento necessita de paz para prosperar.
É fundamental aquela expectativa de que estarão bem na próxima semana, no próximo mês…enfim.
Viver com o coração a sair pela boca é bom, muito bom mas isso não diminui o valor da serenidade de uma relação regada pelo respeito pela individualidade do outro, pela entrega sincera, pela confiança e sem paranoias.
Resumindo, um relacionamento saudável requer maturidade e equilíbrio emocional.
Se uma pessoa, não possui estes atributos, ela pode-se deparar com um grande amor, aquela paixão digna de filme de cinema, mas ela vai estragar tudo, por não saber lidar com aquilo.

Considero, ainda, que muitas pessoas não sabem lidar com o facto de estarem a ser amadas.

Elas não se acham dignas do amor de ninguém, elas vão sempre arranjar uma maneira de sabotar a relação quando tudo começa a fluir bem.

É como se elas não aguentassem aquela paz, elas precisam provar a si mesmas que existe algo de errado, então, elas farão qualquer coisa para  trazer à tona qualquer situação que atire para a lama e perante o caos, vão-se recolher, vitimizar e vão dizer que não têm sorte com o amor.

 

Diante de tudo isto, regresso ao início do texto e tiro o chapéu para quem consegue administrar uma relação mesmo sem borboletas no estômago, afinal, ali existe parceria, respeito, cumplicidade e oxigénio para ambos respirarem.

Um não vai asfixiar o outro com cobranças nubladas pelas próprias paranoias.

Viajam, disfrutam de experiências interessantes, respeitam o espaço um do outro e são grandes amigos.

Até porque, pensando bem, é isso que acaba por importar para uma boa convivência.

Não há amor que suporte viver numa montanha russa de sentimentos.

O amor não é tempestade, é uma serena tarde de domingo.

Por este motivo e mais alguns, antes de pedirem ao Universo um grande amor, peçam também a maturidade e sabedoria suficientes para administrá-lo, caso contrário, vocês vão estragá-lo com as vossas próprias mãos. 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub